Posts sobre Gramática

Todos posts

Coesão e Coerência. Conectores

2019

COESÃO E COERÊNCIA. CONECTORES






O texto é um conjunto harmônico de elementos, associados entre si por processos de coordenação ou subordinação. Os fonemas (sons da fala), representados graficamente pelas letras, unem- se constituindo as palavras. Essas, por sua vez, ligam-se para formar as orações, que passam a se agrupar, constituindo os períodos. A reunião de períodos dá origem aos parágrafos. Estes também se unem, e temos então o conjunto final, que é o texto.

No meio de tudo isso, há certos elementos que permitem que o texto seja inteligível, com suas partes devidamente relacionadas. Se a ligação entre as partes do texto não for bem feita, o sentido lógico será prejudicado. Observe atentamente o trecho seguinte.

“Levantamos muito cedo. Fazia frio e a água havia congelado nas torneiras. Até os animais, acostumados com baixas temperaturas, permaneciam, preguiçosamente, em suas tocas. Apesar disso, deixamos de fazer nossa caminhada matinal...


Leia mais

Lembretes Importantes

2019

Escreva as palavras nem muito unidas, nem muito separadas; e as letras nem muito grandes, nem muito pequenas. Como em tudo, o equilíbrio é o ponto ideal.Não esprema as palavras no fim da linha. Deixe sempre um pequeno espaço para você acrescentar alguma vírgula que se fizer necessária. Mas, conserve sempre o mesmo espaço, espécie de margem direita.Lembre-se de que as frases devem terminar sempre com alguma espécie de ponto. Não se esqueça deles.Não se esqueça de colocar pingo no “i” e no “J’.Comece a escrever cada parágrafo uns dois dedos (dois a três cm) após a margem.Não use repetidamente as palavras POIS e MAS. Quando não puderem ser eliminadasdo período, troque-as por outras equivalentes: em vez de POIS, escreva JÁ QUE, POSTO QUE, VISTO QUE, entre outras causais pouco usadas na oralidade; no lugar de MAS, use PORÉM,TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, ou alguma outra que lhe aprouver, inclusive o QUE adversativo.Ex:      Outro, que não eu, faria este ato.OLHOS ATENTOS PARA NÃO USAR:A)QUEÍSMOAcredito que a pessoa que...


Leia mais

Anáfora e Catáfora

2019

Este, esta, isto, esse, essa, isso: Pronomes demonstrativos, dêixis, anáfora e catáfora



Observe os seguintes pronomes demonstrativos: este, esta, isto, esse, essa, isso. Como veremos, há diferenças de usos desses pronomes quando se fala e quando se escreve. Para tentar explicar essas diferenças, recorreremos à linguística textual.

A linguística textual nos ensina que um texto, para ser bem construído, ou seja, para ter textualidade (textualidade é o que faz de uma sequência linguística um texto e não um amontoado de frases ou palavras), tem de ter, basicamente, coesão e coerência.

Como se sabe, a coerência estaria ligada à possibilidade de estabelecimento de um sentido para o texto. Tal sentido obrigatoriamente tem de ser do todo, uma vez que a coerência é global. A coesão, por sua vez, estaria ligada, segundo os estudiosos dessa área do conhecimento, às partes superficiais, lineares, em outras palavras, à questão propriamente linguística do texto. De modo que a coesão seria obtida,...


Leia mais

Morfologia: Os Nomes em Língua Portuguesa

2018

A)Substantivo é palavra flexionável, de conteúdo nacional que dá nome aos seres e entidades, em geral, bem como  às ações, aos estados, às qualidades e aos fenômenos desvinculados do seu relacionamento com o ser e com o seu aspecto dinâmico.

EX: pedra, beleza, Deus, trovão.

*O substantivo é concreto quando dá nome aos seres e entidades. Não se cogita aí a natureza do ser, de suas propriedades, nem mesmo  da existência ou não de ser-- desde que haja a sua configuração como ser, ainda que pela imaginação .

EX: casa ,gelo, relógio, Deus, saci.

*O substantivo abstrato é aquele que não se vincula ao ser e escapa a experiência dos nossos sentidos. Podem indicar:

a)ações: embelezamento, condução;

b)qualidades: formosura, beleza;

c)estado: sono, morte, vida;

d)fenômeno: nevasca,...


Leia mais

Orações Subordinadas Adverbiais

2018

OLHOS ATENTOS NA GRAMÁTICAEXERCÍCIOS DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS.1ª questão: Relacione de acordo com a oração grifada:(  ) Mal o procuravam, eram atendidos.                                              (1) conformativa(  ) Trabalhe para que vença na vida.                                                  (2) proporcional(  ) Quanto mais vivo, mais...


Leia mais

Orações Subordinadas Substantivas

2018

OLHOS ATENTOS  ( 1 )ESTUDO DE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS COM TEXTO DE LUPICÍNIO RODRIGUES:Profª Ana Maria Moreira1) Responda as questões que seguem de acordo com o seguinte código:

  1. se a oração destacada for subjetiva
  2. se a oração destacada for objetiva indireta

     
  1. “E verdade que parte da imprensa aumentou muito o noticiário acerca da 

    delinqüência”. (Folha de São Paulo) (  )
  2. “Sabia eu que não tinha mais trança de moça no detrás daquelas paredes”, (José 

    Cândido de Carvalho) (  )  
  3. “Estamos sugerindo aos nossos fregueses que façam este pequeno sacrifício”. (Carlos 

    Drummond de Andrade) (  ) 

     

    2) As orações substantivas destacadas estão associadas ao nome da oração principal. Classifique de acordo com código que segue:
  1. or. Subord. Subst. Predicativa
  2. or. Subord. Subst. Completiva nominal
  3. or....


    Leia mais

Funções de Linguagem

2018

Funções da Linguagem

Para melhor compreensão das funções de linguagem, torna-se necessário o estudo dos elementos da comunicação.

Elementos da comunicação

emissor - emite, codifica a mensagem

receptor - recebe, decodifica a mensagem

mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor

código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem

referente - contexto relacionado a emissor e receptor

canal - meio pelo qual circula a mensagem

Obs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação

Funções da linguagem

Função emotiva (ou expressiva)

centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e...


Leia mais

Avaliação em Funções de Linguagem

2018

AVALIAÇÃO EM FUNÇÕES DA LINGUAGEM

ALUNO: -----------------------------------------

N.1)     Escreva, depois de cada fragmento, a função de linguagem que nele predomina:

  1.  “Difundiu-se entre nossos literatos um verdadeiro pavor da crase. Realmente ela inexiste em nosso sistema fonético, e, exatamente por isso mesmo, tem sido problema muito sério, de vacilações e polêmicas, para as maiores inteligências literárias de nosso país”. (Wilson Gosch) _______________
  2. Alô! Como vai? Você está me ouvindo? ____________
  3. Gente! Fui aprovado no vestibular! _____________ 
  4. Passe quinze dias inesquecíveis no Havaí ou em Cancun. ____________
  5. “Vozes veladas, veludosas vozes,

    Volúpias dos violões vozes veladas,

    Vagam nos velhos vórtices velozes

    Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas”. (Cruz e Souza) ____________

     
2)     Leia agora os textos seguintes e identifique neles a função de linguagem predominante:
  1. Aceita um...


    Leia mais

Avaliação em Funções de Linguagem 1° Ano

2018

AVALIAÇÃO EM FUNÇÕES DA LINGUAGEM  1º ANO

ALUNO:--------------------------------------------------------------

 

1º)questão: (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o linguísta Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante".

 "Meu canto de morte                                    Que agora anda errante               

 Guerreiros, ouvi.                                          Por fado inconstante                          

Sou filho das selvas               ...


Leia mais

Regência Verbal

2018

AVALIAÇÃO – GRAMÁTICA –-REGÊNCIA VERBAL- 

ALUNO _____________________ Nº ____

1ª questão: Corrija as frases com erros de regência: ( REESCREVA- AS NO FINAL DA FOLHA )

a) Aspirava uma posição mais brilhante.                       d) Não vou assistir ao espetáculo.

b) As enfermeiras assistem o doente.                e) O médico assistiu-o.

c) Toda menina deve assistir este filme de Walt Disney.

 

2ª questão: Coloque:                                     (   ) Pagou ao cobrador.  

(1) para verbo intransitivo                             (   ) Egas aspirava o perfume de seus cabelos.   ...


Leia mais