AVALIAÇÃO EM FUNÇÕES DA LINGUAGEM  1º ANO

ALUNO:--------------------------------------------------------------

 

1º)questão: (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o linguísta Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante".

 "Meu canto de morte                                    Que agora anda errante               

 Guerreiros, ouvi.                                          Por fado inconstante                          

Sou filho das selvas                                      Guerreiros, nasci:

Nas selvas cresci.                                          Sou bravo, forte,

Guerreiros, descendo                                                Sou filho do Norte

Da tribo tupi.                                                 Meu canto de morte, 

Da tribo pujante,                                           Guerreiros, ouvi." (Gonçalves Dias)

                                     

      Indique a função predominante no fragmento acima transcrito, justificando a indicação.

(a) Função emotiva - predominância de 1ª pessoa.

(b) Função metalingüística - explicação do próprio código

(c) Função fática – falta de conteúdo de comunicação

(d) Função referencial – emprego da 3º pessoa

 

2º) questão: Leia o texto abaixo:

“O meu pai era paulista                     “Foi Antônio brasileiro

Meu avô pernambucano                    Quem soprou esta toada

O meu bisavô, mineiro,                     Que cobri de redondilhas

Meu tataravô, baiano                         Para seguir minha jornada

Meu maestro soberano                      E com a vida enevoada

Fui Antônio brasileiro”.                    Ver o inferno e maravilhas (...)” (Chico Buarque)

            O verso destacado refere-se ao seguinte elemento da linguagem poética:

a) ritmo          b) rima            c) estrofe           d) gênero                 e) metro

 

3º) questão: Leia atentamente os textos seguintes e assinale a função de linguagem que predomina (em alguns casos podemos ter mais de uma função predominante):

1) “Aprenda inglês na Inglaterra.” ___________________

 

2) “-Bem, disse o rapaz.

- Bem! respondeu ela.

- Bem, cá estamos, disse ele.

- Cá estamos, confirmou ela, não estamos?

- Pois estamos mesmo, disse ele. Upa! Cá estamos.” _______________________

 

3) “Beba Coca-Cola”. ____________________

 

4) “Cândido Portinari nasceu a 29 de dezembro de 1903, terça-feira, na fazenda de café Santa Rosa, no município de Brodósqui, comarca de Batatais, Estado de São Paulo.” ______________

 

5) “Eu não devia te dizer

Mas essa lua

Mas esse conhaque

Botam a gente comovido como o diabo.’ (Drummond) _____________________

 

6) “Da Violência

Do rio que tudo arrasta se diz que é violento.

Mas ninguém diz violentas

As margens que o comprimem.” (Bertolt Brecht) _________________________

 

7) “Vocalismo – estuda em Gramática Histórica, a transição dos fonemas vogais, do Latim pars o Português.” __________________________

 

8) “Mulher joga guache em Renoir do MASP

            Magda Mayumi Shinohara, 28 anos, foi presa ontem por volta das 16h30, instantes após jogar um vidro de guache vermelho no quadro “Banhista enxugando-se”, do pintor francês Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), exposto no Museu de Arte de São Paulo (MASP). O quadro, segundo o museu, está avaliado em U$20 milhões.” _______________________________

 

9) “Eu vi-a e minha alma antes de vê-la

Sonhara-a linda como agora a vi;

Nos puros olhos e na face bela,

Dos meus sonhos a virgem conheci.” (Casimiro de Abreu) ______________________________

 

10) “Amor, então,     

também, acaba?        

Não, que eu saiba.                  __________________________________

O que eu sei              

é que se transforma

 numa matéria- prima  

que a vida se encarrega

de transformar em raiva

ou rima. “9 Paulo Leminski )

  • Facebook
  • Twitter
  • Google plus