OLHOS ATENTOS  ( 1 )ESTUDO DE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS COM TEXTO DE LUPICÍNIO RODRIGUES:Profª Ana Maria Moreira1) Responda as questões que seguem de acordo com o seguinte código:

  1. se a oração destacada for subjetiva
  2. se a oração destacada for objetiva indireta

     
  1. “E verdade que parte da imprensa aumentou muito o noticiário acerca da 

    delinqüência”. (Folha de São Paulo) (  )
  2. “Sabia eu que não tinha mais trança de moça no detrás daquelas paredes”, (José 

    Cândido de Carvalho) (  )  
  3. “Estamos sugerindo aos nossos fregueses que façam este pequeno sacrifício”. (Carlos 

    Drummond de Andrade) (  ) 

     

    2) As orações substantivas destacadas estão associadas ao nome da oração principal. Classifique de acordo com código que segue:
  1. or. Subord. Subst. Predicativa
  2. or. Subord. Subst. Completiva nominal
  3. or. Subord. Subst. Apositiva

    “Tenho certeza de que aqui é o meu lugar certo”. (Clarice Lispector) (  )

    “Há no país uma legenda: que ladrão de mata com tiro” (Drummond) (  )

    “A verdade é que ela não usava nenhum deles”. (Machado de Assis) (  ) 

    “Desejava realizar um grande sonho: que todos os homens vivessem pacificamente”. (Cecília Meireles) (  ) 

    “Ali pelo oitavo chope, chegamos à conclusão de que todos os problemas eram insolúveis” (Ciro dos Anjos) (  ) 

     

    3) Assinale:
  1. se a oração destacada for substantiva objetiva indireta:
  2. se a oração destacada for completiva nominal

    “Aqui ninguém duvida de que marmota existe” (Rachel de Queiroz) (  )

    “Estava convencido de que todos os habitantes da cidade eram ruins” (Graciliano Ramos) (  )

    “Fabiano tinha certeza de que não se acabaria tão cedo” (Graciliano Ramos) (  ) 

     

    4) Assinale:
  3. se a oração destacada for substantiva objetiva indireta:
  4. se a oração destacada for completiva nominal

    “Aqui ninguém duvida de que marmota existe” (Rachel de Queiroz) (  )

    “Estava convencido de que todos os habitantes da cidade eram ruins” (Graciliano Ramos) (  )

    “Fabiano tinha certeza de que não se acabaria tão cedo” (Graciliano Ramos) (  ) 

     

    5) Grife a oração subordinada adjetiva dos períodos que se seguem e classifique-as: restritiva ou explicativa:

    “Poucas eram as árvores que o inverno despira” (Erico Veríssimo)

    ________________________________________________________________________

    As pessoas que contam esses casos nunca sentem outras coisas.

    ________________________________________________________________________

     

    “Ele que era arguto, entendeu-se (...)” (Machado de Assis)

    ________________________________________________________________________

     

    “(...) mora em uma fazenda, onde se entrega à contemplação da natureza e à leitura de bons livros”. (Rubem Braga)

      Lupicínio Rodrigues, como já se sabe, é o grande cantor da dor-de-cotovelo. Em “Nervos de Aço”, gravado pela primeira vez em 1947, ele iniciara um conjunto de composições com essa temática. Nela o desamparo ocasionado pelo abandono aparece nitidamente.

                

    6)NERVOS DE AÇO

    Você sabe o que é ter um amor

    Meu Senhor?

    Ter loucura por uma mulher

    E depois encontrar esse amor

    Meu Senhor

    Nos braços de outro qualquer

    Você sabe o que é ter um amor

    Meu Senhor?

    E por ele quase morrer

    E depois encontrá-lo em um braço

    Que nem um pedaço

    Do meu pode ser

    Há pessoas com nervos de aço

    Sem sangue nas veias

    E sem coração

    Mas não sei se passando o que eu passo

    Talvez não lhes venha qualquer reação

    Eu não sei o que trago no peito

    É ciúme, despeito, amizade ou horror

    Eu só sei é que quando eu a vejo

    Me dá desejo de morte ou de dor.

     

                PARA RESPONDER  NO CADERNO:
  1. No samba acima há alguma referência ao trabalho?
  2. E ao dinheiro?
  3. Afinal, qual é o tema deste samba?
  4. A princípio, o que essa mulher despertou no Compositor?
  5. Veio, então, a traição e o abandono. Quem é esse outro?

    O abandono foi tão cruel que, mesmo as pessoas mais insensíveis, reagiram com energia.
  6. Que sentimentos o compositor traz agora no peito?
  7. Que desejo ele sente, quando a vê?

     

    OLHOS ATENTOS  (2 )

     ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS:

     

     

     

    1ª questãoRelacione:

    1 Subjetiva                              (  ) Eu vi que era um menino

    2 Obj. direta                             (  ) Tinha necessidade de que o filho fosse livre. 

    3 Obj. indireta                          (  ) Meus votos eram que fosse muito feliz

    4 Predicativa                            (  ) E  verdade que há palavras inúteis

    5 Compl. Nom.            (  ) Gostaria de que meu filho buscasse a minha estrela. 

    6 Apositiva                  (  ) Ela desconfiou de que o filho nasceria breve

                                       (  ) A enfermeira permitiu que o pai o visse.

                                       (   ) Só lhe digo uma coisa: que busque um ideal verdadeiro

                                       (  ) Ele não tinha certeza de que futuro esperava o filho.

                                       (  ) Meu sonho era que morasse no litoral. 

     

    2ªquestão: Empregue nos espaços brancos o pronome “cujo” e suas variantes:
  1. Comprei um terno ________ cor é cinza.
  2. Minha mãe, ________ saúde parece fraca, está com setenta anos.
  3. Tenho uma caneta ________ pena é de ouro.
  4. Aqui está o professor _________ aula não podes prescindir.
  5. Apresento-lhe minha irmã ______ marido é professor.
  6. O aluno, _______ pai é meu colega entrou para a UFV.
  7. O cavalheiro ______ escritório estivemos é professor.
  8. A funcionária _________ intermédio conseguimos informação é atenciosa.
  9. Lá está a servente ______ permissão não poderíamos estar aqui.
  10. Falou sobre o poeta Castro Alves ______ versos são imortais.
  11. O lago _____ águas boiavam os meus barcos era um lugar maravilhoso.
  12. Meus barcos ______ fôlego era curto não iam longe.
  13. O amigo de meu pai _______ capacidade lhe falei, deu-me várias explicações.
  14. Fazia vários canais ______ extremidade formavam pequenos lagos.
  15. O bosque ______ árvores os pássaros cantavam ficava perto da minha casa.
  16. O pequeno engenho, ______ minúsculas rodas giravam sem parar, era todo construído por

    mim.
  17. Respeite esse senhor ______ palavras revelam grande sabedoria.

     

    3ª questão: Substitua os grifos (orações adjetivas) por adjetivos:
  1. O vergel apresentava muitas árvores que produziam frutos.
  2. O passeio é uma aula que interessa.
  3. Há saudades que a gente nunca esquece.
  4. Há verdades que doem e mentiras que consolam.
  5. Também quer ir a uma indústria que produz ferro.
  6. A neve, que era branco algodão, forrava os caminhos.
  7. Já leu sobre D. Pedro II, que foi Imperador do Brasil.
  8. Já esteve em um campo que produz petróleo.

     

    4ª questão: Complete os períodos com “que” ou “qual”:
  1. O hóspede _____ convidou para jogar era japonês.
  2. Eu precisava de um cavalo_________ não poderia chegar à fazenda.
  3. No canto da sala havia um sofá ______ dormia uma gatinha branca
  4. Abaixara para apanhar o livro de Marta, ____ caíra no chão.
  • Lembre- se das poucas vezes em que o pronome relativo “ Qual” é usado.
 5ª questão: Classifique as orações subordinadas substantivas:
  1. Ignoro quando se deu o desastre.
  2. Ignora-se quando ele virá.
  3. Veja quem está aí.
  4. Pergunta-se quem esteve aqui.
  5. Perguntei quem estivera ali.
  6. Não sei como ele se chama.
  7. Não se sabe como ele se chama.
  8. Consta que o general morreu.
  9. Não consta como o general morreu.
  10. Não se viu quem chegou hoje.

     

    6ª questão: Substitua o aposto por uma oração subordinada adjetiva explicativa
  1. A natureza, uma das mestras de Ivo, dá-lhe lições aos domingos.
  2. O avô de Ivo, sexagenário, conta-lhe muitas histórias.
  3. A neve, branco algodão, forrava os caminhos.
  4. Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, é um dos vultos que mais admiro.
  5. Também já leu sobre D. Pedro II, Imperador do Brasil.
  6. Sabe que Rui Barbosa, nosso representante em Haia, foi um brasileiro ilustre.
  7. Agora está lendo sobre Caxias, comandante do nosso exército em operações no Paraguai.
  8. Sua próxima leitura será sobre a Princesa Isabel, a Redentora.
  9. Conhecerá vultos como José do Patrocínio e Joaquim Nabuco, propagandistas ardorosos da libertação dos escravos.
  10. O velho já lhe falara sobre José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da 
    Independência.     

  • Facebook
  • Twitter
  • Google plus